quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Stress no trabalho dobra o risco de diabetes em mulheres


De acordo com estudo, um dos responsáveis é a alimentação inadequada

Stress no trabalho dobra o risco de diabetes em mulheres Stock.XCHNG
Ficar estressada com a pressão e as cobranças no trabalho é quase rotina, mas tome cuidado: um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas sobre Trabalho e Saúde (IWH, em inglês) e pelo Instituto de Ciência Clínica Avaliativa (ICES, na sigla em inglês), ambos no Canadá, afirmam que mulheres que sofrem de desgaste físico e mental no emprego e que ocupam cargos de baixa hierarquia correm um risco duas vezes maior de desenvolver diabetes do que as que não sofrem pressão.
+ Diabetes: pacientes contam que dá para levar uma vida normal
Para Peter Smith, um dos autores do estudo publicado pelo periódico Occupational Medicine, diferente dos homens, elas costumam reagir a esse problema comendo mais alimentos com açúcar e gordura, o que eleva o risco da doença. Foram acompanhadas 7.443 pessoas em atividade durante nove anos. Os estudiosos descobriram que a proporção de casos de diabetes devido ao stress profissional entre as mulheres foi de 19%.
Os pesquisadores apontaram ainda que outros motivos que explicam tal relação, além da alimentação inadequada e do pouco gasto calórico. A diabetes se favorece também por perturbações geradas no sistema neuroendocrinológico e no sistema imunológico, que causam maior produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina. Ainda de acordo com Peter Smith, nos homens isso não acontece porque o sexo masculino costuma reagir de forma diferente ao stress tanto no plano hormonal quanto nos hábitos de consumo.
Aurora Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário