Devido fortes chuvas registradas pela Bacia do rio Parnaíba, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi obrigada a abrir pela segunda vez na semana a comporta da hidroelétrica de Boa Esperança para liberar o fluxo das águas.
“Por volta das 12 de hoje registramos que o reservatório apresentava 67,45% da capacidade total. Atualmente, a vazão está em cerca de 419 metros cúbicos por segundo. A expectativa é que alcance 1.200 m³/s”, disse o gerente Operação, Airton Feitosa.
Na capital do Piauí, o impacto da ação será sentido principalmente no volume das águas do rio Parnaíba. Normalmente, as águas demoram cerca de 72 horas para se deslocar da nascente até a área urbana em Teresina.
“O rio deve ter o leito alterado em cerca de um metro, ficando mais cheio. O Parnaíba sobre interferência direta dos rios Canindé e Gurguéia. Por isso, precisamos também analisar como eles vão se comportar antes de dar uma previsão mais precisa”, explica o gestor.
Mesmo assim, a Chesf descarta qualquer situação que desperte preocupação, visto que tudo está sobre controle. “Isso tudo é normal e prevista. Sem motivos para preocupação”, tranquiliza Airton Feitosa.
Fonte: Cidade Verde
Edição: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário