quarta-feira, 8 de maio de 2013

VIDA OU RELIGIÃO? Jovem é impedido de fazer transfusão de sangue e acaba morrendo no HUT


A polícia investiga ordem de um religioso que não permitiu o procedimento no HUT.

Policiais do Piauí investigam um fato polêmico ocorrido em Teresina. De acordo com o jornalista Feitosa Costa, um rapaz foi baleado, vítima de um assalto, sendo levado ao HUT (Hospital de Urgência de Teresina).
Precisando de uma transfusão de sangue, um religioso não permitiu que o rapaz recebesse sangue de outra pessoa e, sem passar pela transfusão, o jovem morreu.
A informação foi dada pelo jornalista Feitosa Costa, durante o quadro "Bancada Piauí", no programa Balanço geral - 2ª edição, com apresentação de Douglas Corideiro. Feitosa comentou ainda que há mais 3 mortes nessas condições que estão sendo investigadas.
A situação polêmica já aconteceu no Brasil em outros momentos. Em 2008, por exemplo, o jovem Joaquim Raimundo Neto, de 23 anos, metalúrgico de Catalão, a 255 quilômetros de Goiânia (GO), se recusou a ser submetido a uma transfusão de sangue por insistência da mãe dele, morrendo em São Paulo (SP)
Joaquim sofria de leucemia mielóida aguda e poderia ser salvo por intermédio de um transplante de medula, mas segundo o Diário da manhã de Goiânia, na época, não passou pelo processo pertencer à seita Testemunha de Jeová, que não permite esse tipo de procedimento.
Já em 2006, de acordo com o Diário Catarinense, a Polícia Civil de Florianópolis passou a investigar as circunstâncias da morte da jovem de 19 anos, também seguidora da religião Testemunha de Jeová, que recusou-se a realizar transfusão de sangue. Ela morreu em decorrência de uma leucemia na última segunda-feira à noite no Hospital Celso Ramos, na capital de Santa Catarina.
O Ministério Público de Santa Catarina participou da investigação por meio da assessoria de imprensa em conjunto à Polícia Civil , além da apuração do Cremesc (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina), que abriu uma sindicância.
Repórter: Alex Gomes/180Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário