sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ideias de papinha para mães sem tempo

Nada de perder horas na cozinha. A ideia é encher a barriguinha do seu filho de um jeito saudável, mas descomplicado


É claro que seria incrível se você pudesse fazer, todos os dias, uma papinha deliciosa para o seu filho no almoço e outra sensacional, com legumes diferentes, para ele comer na janta.

Acredito que muitas mães (e pais - por que não?) são organizados o suficiente para conseguir fazer isso - e "inventam" um tempinho para isso, já que cuidar de bebês toma boas horas do nosso dia.

Mas aqui em casa, a dinâmica passa longe disso. Fora as manhãzinhas, que costumam ser bem tranquilas, o restante do dia costuma ser bem corrido.

Então, como eu já comentei nesse post sobre nossa vida de "equilibrista", é preciso se reinventar para deixar nossa vida mais prática.

E um das coisas que funcionam aqui em casa - muitas seguem no plano das ideias - é fazer muitas papinhas para Liz no fim de semana e congelar tudo, para ir tirando conforme a semana avança.

Sendo honesta, tem semana que não consigo fazer uma quantidade suficiente, agora que a Liz finalmente ligou o botãozinho de comer (mas isso é outro post!). 

Então, contou com a ajuda da babá, que cuida dela à tarde. Mas quando eu consigo, faço basicamente duas "operações".

Em uma panela, faço um super caldo de carne - com muito alho-poró, cenoura, salsão - para congelar em potinhos. Assim, no dia que eu quiser cozinhar um legume rápido, uso esse caldo para ficar com mais gosto.
Em outra panela, faço outro caldo rápido e já vou cozinhando tudo picadinho, para a papinha em si.

Quando o Theo começou a comer, há 3 anos, eu me preocupava muito em pegar receitas e segui-las à risca. Agora, mudei um pouco... Vou usando os legumes que tenho em casa e vou inventando, fazendo novas combinações.

Mandioquinha com couve. Abóbora com um pouquinho de gengibre. Beterraba com cará e chuchu... No final, vou experimentando um pouquinho de cada. Se ficou saboroso pra mim, sei que Liz vai gostar. Mais fácil, não?

Quem quer se aventurar na cozinho para os bebês, tem um livrinho incrível, que me ajudou muito na época do Theo e ainda me ajuda com ideias ousadas para o cardapinho da Liz. Se chama "A Panela Amarela de Alice", da Tatiana Damberg. O melhor é que muitas das receitas indicadas para os piticos são super apropriadas para os irmãos mais velhos e os pais. Quer mão na roda maior que essa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário