sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cientistas encontram fóssil que comprovam mar em Teresina


Imagem: Divulgação
Novos fósseis encontrados no Parque Nacional da Floresta Fóssil comprovam que Teresina já foi coberta pelo mar na Era Paleozóica,  há cerca de 270 milhões de anos. A descoberta dos estromatólitos, fósseis formados em águas marinhas rasas ou em lagoas de água salgada, foi feita por uma equipe de paleontólogos, na semana passada.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Juan Cisneros, a equipe estava fazendo o reconhecimento da Floresta Fóssil quando encontrou os novos fósseis. "Encontramos cinco ou seis estromatólitos e colhemos algumas amostras para análise em laboratório", explicou Cisneros.


As amostras foram levadas para laboratórios da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e da UFPI, instituições que participam do projeto, juntamente com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "A partir das análises poderemos identificar o tipo de estromatólito que encontramos", ressalta o pesquisador.

O projeto, financiado pelo CNPq, existe desde o final de 2010 e se estenderá por mais um ano. Para Juan Cisneiros, a descoberta é importante para a história do Estado. "É necessário que as autoridades se conscientizem de que a Floresta Fóssil precisa ser protegida", destacou.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário