sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Leilão para hidrelétricas do Parnaíba será feito em dezembro


Chesf explica que serão usinas pequenas que não inundarão grandes áreas
O leilão que vai definir os nomes dos responsáveis pela construção de três hidrelétricas no rio Parnaíba será realizado dia 20 de dezembro deste ano e as obras deverão ser iniciadas no final de abril ou começo de maio de 2012. A construção das usinas vai exigir investimentos de cerca de R$ 2,8 bilhões.
As hidrelétricas serão construídas nas localidades Castelhano, em Palmeirais; Estreito, em Amarante; e Cachoeira, em Floriano. Juntas, terão capacidade de gerar 183 MW de energia, que servirá como reforço ao sistema elétrico existente.
Segundo a Gerência Regional de Operações Oeste da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo abastecimento do Piauí, as hidrelétricas, que já possuem licença prévia emitida pelo Ibama, serão usinas pequenas, que não formarão grandes lagos e que não deverão produzir maiores impactos no meio ambiente.
Os projetos originais foram refeitos e os lagos que se formarão ficarão dentro da calha do rio Parnaíba, salvo em alguns poucos lugares onde a água deverá inundar trechos fora deste limite.
Das três hidrelétricas, a Castelhano, no município de Palmeirais, terá maior capacidade geradora, com 64 MW. Cachoeira, em Floriano, poderá gerar 63 MW de energia e Estreito, em amarante, 56 MW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário