quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parnaíba e Luis Correia registram altos índices de exploração sexual de crianças e adolescentes




O Piauí registra altos índices de exploração sexual de crianças e adolescentes em várias cidades. Os órgãos do estado lutam contra isto e o objetivo é ampliar os cuidados com essa população e combater esse mal. A exploração sexual de crianças e adolescentes se consolidam como uma das maiores preocupações das autoridades públicas.

No Piauí foram identificados e mapeados pela Secretaria Estadual de assistência social mais de 900 pontos propícios à exploração sexual de crianças e adolescentes com destaque para os municípios de Marcolândia, Floriano, Parnaíba, Luis Correia, União e Sao João da Fronteira.
De acordo com Maria da Cruz Oliverira, coordenadora da casa de acolhimento de vítimas de abuso sexual está sendo executado o programa "Flor de Cacto" nos municípios piauienses que aparecem no raking de maior incidência desses casos.
O objetivo é ampliar os cuidados com essa população e combater esse mal, como ela explica. "O principal trabalho é fazer com que a rede de atendimento a crianças e adolescentes possa funcionar de verdade. E aí, fizemos um pacto , que foi assinado em todos os municípios que estavam presentes todos os delegados, todos os juízes, todos os promotores e o secretário do município, onde vamos fazer um trabalho mais articulado, e que a SASC fazer esse monitoramento e esse acompanhamento."

A coordenadora da casa de acolhimento revela que mensalmente o local recebe pelo menos 5 meninas vítimas vindas de diversos municípios. O número de meninos vítimas desse tipo de violência é menor, por mês no máximo 2 são registrados pela SASC.

Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes deve-se procurar Conselhos Tutelares dos municípios, às delegacias municipais e à delegacia de proteção à Crianças e Adolescentes. Além destes pólos, pode-se recorrer também ao disk 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário