quinta-feira, 12 de abril de 2012

BNB, Prefeitura de Parnaíba e Iphan assinam convênio para restauração de prédios particulares em área tombada


Solenidade de formalização do convênio
Na manhã do dia 11 de abril foi assinado um convênio entre Prefeitura de Parnaíba, Iphan e Banco do Nordeste que credencia o município a contar com recurso do PAC Cidades Históricas. A assinatura aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, do diretor do Banco do Nordeste, o parnaibano Luiz Carlos Everton de Farias e da Superintendente do Iphan, Claudiana Cruz. A partir de agora o BNB passa a oferecer financiamento destinado à restauração de prédios históricos situados na área tombada pelo Iphan.

O convênio é o pioneiro no Nordeste e tem como finalidade valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social das cidades históricas. Através dele o proprietário de um imóvel tombado poderá obter financiamento com juros baixos e calculados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Além disso, imóveis até R$ 200 mil não serão hipotecados.
Segundo Claudiana Cruz, superintendente do Iphan no Piauí, essa é uma grande oportunidade de garantir a conservação desses imóveis. “O centro histórico de Parnaíba tem uma peculiaridade, é um centro vivo. É onde as pessoas moram, trabalham e se divertem, ocupando esses imóveis”, disse Claudiana.
Superintendente do Iphan, Claudiana Cruz aperta a mão do
Prefeito de Parnaíba José Hamilton
Luiz Carlos Everton, Diretor de Administração de Recursos de Terceiros do Banco do Nordeste, falou que essa é uma oportunidade que Parnaíba não poderá deixar escapar. “Além desse convênio, vamos apoiar no funcionamento da Casa Grande da Parnaíba, fazendo uma pesquisa da vida e dos pertences de Simplício Dias da Silva”, ressaltou Luiz Carlos.
Estiveram presentes na assinatura, o Superintendente em exercício do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco Lopes, o vice-prefeito Florentino Neto, a presidente da Câmara Municipal Neta Castelo Branco, a Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União Ana Célia Coelho Madeira Veras, o Gerente do Ambiente de Gestão de Projetos Especiais do BNB.
Encerrando os discursos, o prefeito José Hamilton falou que Parnaíba tem um futuro promissor por conta das grandes parcerias que o município tem mantido com o BNB, Iphan e os demais órgãos públicos. “Parnaíba é fruto do trabalho de muitos”, disse o prefeito.
No prazo de 30 dias a Prefeitura de Parnaíba lançará o edital para que os proprietários dos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico possam contrair o financiamento junto ao BNB e reformar seus imóveis.
fonte jornal da parnaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário