quinta-feira, 29 de março de 2012

REBELIÃO NA CUSTÓDIA: Coronel anuncia o fim do motim

MOTIM COMEÇOU NO FIM DA TARDE: Detentos teriam aproveitado a greve para deflagar rebelião
Atualizada às 22h12
A tenente Coronel Júlia Beatriz confirmou à reportagem do 180graus que a rebelião dos presos na Casa de Custódia, que dura desde o final da tarde, foi finalmente controlada. Segundo ela, o acordo feito com os presos foi de que o motim se encerasse, com a garantia de que todos eles fossem ouvidos pelo Juizado Criminal, como deverá ser feito amanhã.
Até o momento foi confirmado que dois colchões foram queimados e os cadeados de várias celas, arrebentados. Porém, os presos agora retornam para os pavilhões e os cadeados estão sendo substituídos.
Atualizada às 21h10
Equipe da TV Clube acabou de entrar no presídio sendo que toda a imprensa ficou do lado de fora e nada até agora de informação foi repassado. Segundo um agente, a ordem para entrar veio de um capitão dando livre acesso à equipe do jornalista Thiago Melo, o que causou um certo stress entre os demais jornalistas.
Atualizada às 21h10
Juíza da vara de execução penal, Lizabeth Marqueti chegou agora pouco para se inteirar da situação e atendendo às reivindicações dos presos, já que muitos alegam que permanecem presos além do tempo prescrito.
Atualizada às 20h29
Segundo a Tenente Coronel Júlia Beatriz, a situação dentro do presídio ainda é tensa apesar de que o fogo iniciado há poucos minutos já foi controlado. Porém, a nossa reportagem percebe que a todo momento chegam novos carros da polícia para dar reforço na ação.
Ela saiu do presídio para tentar acalmar os ânimos dos familiares, que ansiosos por informações, começaram a bater no portão, além de um pequeno tumulto que se formou.
Atualizada às 20h50
Os presos começaram novamente a colocar fogo no interior do presídio. Do lado de fora muita gritaria e choro dos familiares a fim de noticias dos detentos. O Corpo de Bombeiro, que já estava no local ganhou o reforço do Esquadrão anti-chamas que adentrou no presidio para tentar controlar o fogo.
REBELIÃO EM DOIS PAVILHÕES
Por volta das 17h desta quinta-feira (29/03) um princípio de rebelião teria tomado de conta dos corredores dos Pavilhões B e C da Casa de Custódia. O tumulto teria começado no pavilhão B e se estendido para o outro pavilhão. Os detentos se negam a entrar nas celas.
Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários - Sinpoljuspi, nenhum agente penitenciário está no corredor da Casa de Custódia e que os plantonistas estão seguros. Neste momento há viaturas do GATE e do Comando de Policiamento da Capital.
Informações são de que os presos também teria provocado um incêndio. Em greve, o Sinpoljuspi denuncia que a situação de todos os presídios do Piauí é considerada grave.
Os presos estariam revoltados devido à falta das visitas íntimas. As mesmas foram suspensas por conta da greve dos agentes penitenciários.
O tumulto agora se estende para mais pavilhões e as forças de segurança presente não conseguem controlar a situação. Muitas viaturas do GATE estão na Casa de Custódia. O Tenente Rocha do Gate e mais 6 soldados do GATE chegam pra reforçar as forças de segurança neste momento.

Segundo o Sinpoljuspi no Pavilhão B 169 detentos estão todos rebelados e no pavilhão C 148 detentos. GATE aguarda ordem pra invadir os pavilhões.

O comandante do policiamento da capital, coronel Albuquerque, disse que a rebelião já se encontra controlada. Ele também confirmou o princípio de incêndio onde foram usados pedaços de plástico para atear fogo, que já foi controlado. A direção da Casa de Custódia tenta agora negociar com os detentos.
E parece que a negociação não deu certo. De acordo com o Sinpoljuspi, muitas celas estão totalmente quebradas. GATE e RONE dentro dos corredores da Casa de Custódia e muita fumaça agora nos corredores da Casa de Custódia. Familiares dos detentos já se encontram na porta do presídio, muitos chorando, desesperados, querendo saber notícias.
Neste momento os policiais estão fazendo um cerco em volta da Casa de Custódia para evitar que os detentos tentem escapar. Parte da energia do local foi cortada. Detentos do Pavilhão D também aderiram à rebelião.
Lucio Tadeu, presidente da comissão dos direitos humanos da OAB, acaba de chegar na Casa de Custódia para ajudar nas negociações.
Em nota, a secretaria de Justiça disse que estaria negociando com os detentos o retorno das visitas intimas e familiar além da contratação de mais 20 agentes concursados e a convocação de novos servidores nos próximos meses. Dois conselheiros farão visitas nos presídios.





 

Detentos dos pavilhões B e C da Custódia atearam fogo em colchões. Eles estão sem visita íntima por conta da greve.


A direção da Casa de Custódia pediu reforço de equipes do Corpo de Bombeiros e do Canil da Polícia Militar para conter a rebelião que teve início na tarde desta quinta-feira. A coronel Júlia Beatriz está no local e conversa com familiares que estão na porta do presídio pedindo informações.

As famílias temem que os presos estejam feridos. A coronel Júlia informou os parentes dos presos que não há feridos durante o motim. Ela pediu também que os familiares se afastem dos portões para evitar problema.
Detentos da Casa de Custódia de Teresina iniciaram um motim por volta das 17h desta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho.


“O que sabemos até o momento é que detentos dos pavilhões B e C estavam muito agitados o dia todo. Eles passaram a tarde batendo pratos e objetos de metais nas grades, além de gritarem bastante”, informa o presidente do Sinpoljuspi.

Há informações, também, de que colchões foram queimados nas unidades prisionais. De acordo com o capitão do grupamento Rone, Fábio Abreu, viaturas foram encaminhadas para o presídio na intenção de contribuir com o controle do caso.

“Um dos possíveis motivos para a tentativa de motim é o fato de que os presos estariam reclamando pela falta das visitas íntimas. Elas foram suspensas devido a greve dos agentes penitenciários no Estado”, disse Vilobaldo Carvalho.

Viaturas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando de Policiamento da Capital também foram encaminhados para a Casa de Custódia. 

Por volta de 20h, o Sinpoljuspi anunciou, pelo Facebook, que faltou energia elétrica na Casa de Custódia. O presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB/PI, Lúcio Tadeu, foi ao local para ajudar nas negociações e encerrar o motim.

Motim na Irmão Guido
Um princípio de rebelião também foi registrado na Penitenciária Irmão Guido na tarde desta quinta-feira (29). Os detentos que estavam tomando banho de sol teria se recusado a voltar para as celas.
fonte cidade verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário