quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão em fábrica de fertilizantes deixa mortos e feridos no Texas


Explosão às 19h50 locais mata entre cinco e 15 e fere mais de 160 no centro da cidade de West; testemunhas descrevem cenário como zona de guerra


A explosão em uma fábrica de fertilizantes deixou entre cinco e 15 mortos e mais de 160 feridos na noite de quarta-feira no Estado americano do Texas. Durante a madrugada desta quinta, equipes de resgate procuravam sobreviventes na área comparada por testemunhas a uma zona de guerra.
Assista: Testemunha capta explosão no Texas em vídeo
Reuters
Destroços em chamas são vistos após explosão de fábrica de fertilizantes em West, perto de Waco, Texas
A explosão por volta das 19h50 locais (21h50 de Brasília) no centro de West, cidade de 2,8 mil habitantes localizada perto de Waco e a cerca de 130 km ao sul de Dallas, estremeceu o solo com a força de um pequeno terremoto e pôde ser ouvida a dezenas de quilômetros de distância. Ela iluminou o céu da noite com suas chamas e fez chover destroços e estilhaços incandescentes sobre os residentes locais. Há informação de que há dezenas sob os escombros.
Leia também: Explosões na Maratona de Boston deixam ao menos três mortos nos EUA
"Feridos ainda estão aparecendo e pessoas estão sendo retiradas de suas casas", disse o policial de Waco William Patrick Swanton, que afirmou que o número de entre cinco e 15 mortos é por ainda uma estimativa enquanto as operações de busca e resgate continuam. Segundo ele, não há indicação de que a explosão tenha sido nada além de um acidente industrial.
A explosão pôs no chão uma área de quatro quarteirões ao redor da fábrica, atingindo, segundo as autoridades, entre 50 e 75 casas, um complexo de apartamentos com 50 unidades, uma escola e uma casa de repouso, da qual foram retirados 133 pacientes, alguns em cadeiras de rodas. Bombeiros, ambulâncias e seis helicópteros foram deslocados para participar do resgate.
Incêndio
Segundo o jornal local Waco Tribune-Herald, os bombeiros tentavam conter um incêndio na fábrica quando a explosão aconteceu. Um estádio esportivo na região foi mobilizado para ser usado como pronto-socorro improvisado para atender aos feridos. "Há muita devastação. Nunca vi nada parecido. Parece uma zona de guerra, com todos os escombros", afirmou o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.
A testemunha Debby Marak disse à agência de notícias Associated Press que viu fumaça vindo da área perto da fábrica e dirigiu naquela direção para ver o que acontecia. Segundo ela, ao chegar mais próximo ao local, dois garotos correram em sua direção gritando que as autoridades haviam lhes pedido para que deixassem a área porque a fábrica de fertilizantes explodiria.
Debby disse ter dirigido então por uma curta distância até ouvir a explosão. "Era como estar no meio de um tornado. Havia coisas voando por todo o lado. Meu para-brisas quebrou. Parecia que toda a Terra tremia", disse.
fonte ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário