Apenas em 2013 o Serviço de Proteção ao Consumidor recebeu 396 reclamações relacionadas aos serviços bancários e financeiras, os líderes em insatisfação de acordo com os registros do Procon-PI. A principal queixa dos consumidores é a cobrança indevida de taxas, seguido de cálculo de prestação em atraso.
A financeira Hipercard lidera o ranking com 69 reclamações diretas. Já a Itaucard, empresa do mesmo grupo Hipercard, aparece em segundo lugar com 66 reclamações diretas.

A aposentada Maria Antônia Lopes acusa o banco onde recebe o benefício da aposentadoria de praticar taxas absurdas. “Não contratei nenhum serviço, mas mesmo assim, todo mês, vem um abatimento em minha conta. Não entendo o porquê”, declara.
Já a funcionária pública Deusacy Coelho ficou surpresa ao receber a fatura do cartão de crédito e se deparar com uma taxa de manutenção de R$ 25,00, cobrada sem aviso prévio. Indignada por não ter conseguido resolver o problema através do atendimento telefônico, ela precisou se dirigir ao Procon para finalizar o problema.
O conciliador Antônio Lima Barcelar recebe diariamente muitas queixas do tipo. A negociação de débito em atraso, reclamação por cobranças indevidas e negociações com o cartão de crédito são os maiores problemas do banco. O procedimento padrão do Procon é tentar uma conciliação amigável entre as duas partes. Se tudo correr bem, a duração padrão do processo é de aproximadamente 15 dias.

Fonte: meionorte.com
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